Plano de Parto - Parte 2

Ontem encontramos com a doula (falo mais sobre o encontro durante a semana, prometo) e plano de parto continua o mesmo. Ela entendeu que quanto mais relaxada eu estiver, melhor...vai nos acompanhar durante toda o pré-parto por telefone, whatsapp e Facebook...

Então segue o plano:



Plano de Parto de Mariana Rodrigues da Motta
Sobre a Espera do Parto:
·         Gostaria de aguardar ao menos 41 semanas de gestação para indução do parto
·         Gostaria de receber orientações e alívio adequado para a espera do parto normal caso tenha  fase latente prolongada e não ser submetida a cesárea com alegação de não estar dilatando

Sobre o trabalho de Parto:
·         Gostaria de ter a maior parte do meu trabalho de parto em casa
·         Gostaria de no tempo que estou em casa ter apenas a companhia do meu companheiro e no hospital apenas ele e minha doula, que pode ser substituída por minha mãe ou outro membro da minha família.
·         Gostaria de ter liberdade de movimentos
·         Gostaria de poder beber líquidos
·         Gostaria de poder ingerir alimentos leves
·         Gostaria de reduzir ao mínimo o número de exames vaginais
·         Gostaria que não me rompessem artificialmente a bolsa se não for necessário
·         Gostaria que não me aplicassem ocitocina se não for necessário

Sobre as rotinas hospitalares:
·         Gostaria que não me realizassem lavagem intestinal sem me consultar antes
·         Gostaria que não me realizassem tricotomia
·         Gostaria de poder tomar banho durante o trabalho de parto

Sobre o parto:
·         Gostaria que me acompanhasse durante o parto meu companheiro e minha doula, que pode ser substituída por minha mãe ou outro membro da minha família.
·         Gostaria de ter liberdade de movimentos
·         Gostaria de receber apenas métodos naturais para alívio de dor
·         Gostaria de episiotomia apenas em de risco de vida para o bebê ou risco iminente de laceração
·         Gostaria de ocitocina apenas por necessidade
·         Gostaria de rompimento artificial da bolsa apenas por necessidade

Sobre a possibilidade de uma cesariana:
·         Gostaria de realizar uma cesariana apenas por razões clínicas
·         Gostaria que o meu acompanhante assistisse à minha cesárea, em minha cabeceira
Sobre o recém-nascido:
·      Gostaria se possível que o cordão fosse cortado por meu companheiro
·         Gostaria de receber imediatamente o meu bebê se estiver vigoroso independente da via de parto
·         Gostaria de ser informada sobre o APGAR do meu bebê
·         Gostaria de receber o meu bebê em contato pele a pele

A Isadora deu a dica de que o Plano de Parto escrito a mão deixa um ar mais "particular" e eu já vou copiá-lo e enfeitá-lo bem bonitinho do meu jeito...

Comentários

  1. Excelente plano, Mari!! Estarei aqui torcendo pra que saia tudo lindo!! ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. eu adoro esses planos de parto, acho super necessário, eu li vários enquanto estava grávida...
    Adorei o seu plano, que tudo aconteça do jeitinho que vc deseja...

    beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lindo!!! E o nitrato de prata, Má? O que vc pensa? Será que é rotina inegociável? Vc já viu o post da Gabi Sallit do Dá Dá Dá sobre protocolar o plano de parto?

    ResponderExcluir
  4. Nossa isso aqui na realidade que vivo é um sonho!
    Eu só peço que meu parto seja tranquilo, o mais não tem muito o que fazer =(

    Beijos e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  5. Mari, seu plano está ótimo! Como a Nana disse ali em cima, tem o nitrato de prata e tambem a expiração da via nasal, q muitas vezes é feita sem necessidade e só faz o bebê sentir dor a toa. Conversa com sua doula se ela não acha necessario colocar ou se ela mesmo pode orientar a equipe quanto a isso no momento ;)
    Um beijão, e q a cesarea e a episio nao sejam necessarias. To torcendo!!

    ResponderExcluir
  6. Posso dar 2 sugestões?
    Coloca que não quer ter restrição de movimentos no trabalho de parto. Afinal ficar deitada no soro ou cardiotoco não faz ninguém dilatar.
    Quando vc escreve "só quero tal coisa se houver necessidade", não seria melhor colocar que "só quer tal coisa com consentimento da mãe"? Porque eles podem inventar uma necessidade que não existe né...
    Sobre a cesariana, coloca quais indicações clínicas seriam essas. Eles podem falar que vc já está há X horas em trabalho de parto e não dilatou... Podem falar que o bebê está em sofrimento sendo que não foi averiguado corretamente, etc...
    E sobre episiotomia, ela nunca é necessária. Leia no blog da melania sobre isso! Recuse, é uma mutilação vaginal!

    ResponderExcluir
  7. Pensa sobre o clampeamento tardio do cordão. Afinal o sangue que está ali é do seu bebê, 100ml de sangue pra um RN é muita coisa. e isso ajuda a prevenir doenças hemolíticas em RN.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são moderados para evitar a fadiga, mas não se acanhe e comente ou me sentirei falando sozinha.

Postagens mais visitadas deste blog

A perda gestacional existe...e tem rosto.

Epifanias

Uma Baita Viagem?!