6 meses de aleitamento materno (quase) exclusivo

Esse post será grande, quase um relato de amamentação, mas é mais uma confissão de amamentação...


Assim que Ravi nasceu "eu não tinha leite", ele não pegava, quando eu apertava nada saia...era horrível. Ele tomava 20 ml de NAN a cada 3 horas.
Um dia depois do nascimento, a acompanhante do leito ao meu lado disse que eu era "seca" por isso a glicose dele dava sempre baixa...seca. Naquela noite eu chorei, chorei muito...e Ravi também, não dormimos. Pouco antes de amanhecer, Ravi chorava muito, muito...e eu o coloquei no peito. E ele pegou e dormiu...achei que ele havia dormido de fraqueza...Quando a pediatra passou, apertou meio peito e me parabenizou, disse que estavam bem cheios e já podíamos tirar o NAN...
Ali, achei que havia vencido a guerra...mal sabia que era só a primeira batalha.


Em casa continuamos com o aleitamento em livre demanda, mas doía tanto...tanto. Mas, minha mãe dizia que era normal, que ela amamentava chorando e que depois passava...e eu fui deixando...e a dor só aumentava, e eu fui persistindo. Até que dia 07/12 a dor ficou insuportável e percebi que havia perdido um pedaço do bico do seio...não podia mais amamentar. Ravi passou a tomar Aptamil...
Aqui entra meu primeiro agradecimento, a Joy me mandou a Lanidrat (muito, muito obrigada Joy) e eu passava a cada mamadeira que o Ravi tomava...e o seio foi cicatrizando. Enquanto o Ravi tomava LA e eu usava a pomada eu ia lendo tudo sobre pega errada que eu achava, entrei pro GVA e vivia caçando informação. E então a ferida fechou e eu sabendo qual era a forma correta de coloca-lo pra mamar estava pronta pra amamentar!!!!!!!
E aí veio meu pesadelo, depois de 4 dias de Aptamil, ele não queria mais o peito...e eu chorei de novo, ele fechava a boca, não sugava e chorava muito. Marido mandava eu me acalmar e continuar tentando, minha mãe dizia que era melhor ele ficar na mamadeira mesmo, que ela comprava o leite e eu no meio daquilo só chorava, eu precisava de alguém imparcial e que fosse ser sincero comigo...então mandei inbox pra Dany. Eu estava desesperada e surtei na mensagem. A Dany me ligou, e acho que nunca agradeci a ela o tanto que ela merece, me acalmou num tanto...e eu consegui pensar fora da caixinha....
No dia seguinte fui até o banco de leite e pedi ajuda. Fui até uma salinha com uma enfermeira, ela começou a conversar amenidades, me mostrou foto dos filhos e quando eu estava super tranquila, colocou o Ravi pra mamar, e ele mamou....mamou até dormir....ufa!
E aí sim...batalha vencida!!!! Graças a Joy, a Dany e a Aila...sem elas eu não teria chegado aqui.
Em Salvador eu desacreditei de mim, e dei água a ele, mesmo sabendo que meu leite deveria ser o suficiente...tenho ainda muito que aprender...Segunda Ravi completa 6 meses e começaremos a introdução alimentar...houveram momentos que eu achei que não conseguiríamos esses 6 meses, mas conseguimos, apesar dos pesares. 


Comentários

  1. Owwwwnnnnnn.Que bom que deu tudo certo,vc nasceu pra ser mãe Mari!!!! Ravi esta lindo,forte e saudável.Conte comigo quando precisar!

    ResponderExcluir
  2. Uhuul!! Seis meses de tetinha pro Ravi. Que venham muuuuuuitos maiss!! Parabénss!!

    ps. A água foi vacilo mesmo, mas o começo da amamentação é bem punk mesmo, também machucamos por aqui. Dizem que menino suga mais forte, e por isso é um impacto maior assim que nasce. Vai saber...
    O importante é que ele tem peito em LD, muito amor, aconchego, uma mãe dedicada, e principalmente, que não desistiu no primeiro obstáculo, perseguiu, foi em frente, e tá aí hoje, vencendo uma super etapa da amamentação. Uhul! o/

    ResponderExcluir
  3. Relato sucesso e gostoso de ler!

    Ser mãe é isso aí mesmo, né?! Desejar, ter medo, dúvidas, chorar...aprender a pedir ajuda e acabar descobrindo que somos fodas e que pela nossa cria podemos de um tudo!!!
    Parabéns pra vc e o pro Ravi!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Teve momentos difíceis mais deu tudo certo, Ravi esta lindão!!!!
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah Mari quer me matar é...saiba q faria tudo de novo, sei do seu lado índia de ser e faria de tudo para ajudar vc! Ravi nosso sol lindo...parabéns mamãe...e que venha as papinhas agora... Bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por ter conseguido!!!! Também caiu um pedacinho do meu bico e é uma dor insuportavél, por isso sei exatamente do que vc tá falando, só que no meu caso minha mãe é tec. de enfermagem e fez alguns cursinhos de amamentação então mesmo quando eu chorava muito, ela não deixava eu dar mamadeira de jeito nenhum, no dia mais critico, eu fiquei com a pomada o dia todo e ordenhei do outro sei e fiquei dando no copinho, deu mais trabalho, mas eu tbm morria de medo dele desmamar!.
    Meus parabéns de todo coração pela sua perseverança.

    ResponderExcluir
  7. Que liiindo!
    Quanto amor Mari! 6 meses de aleitamento Materno! Ravi é um sortudo de ter uma maezona dessa *.*

    ResponderExcluir
  8. Que bom que conseguiu! Eu voltei a trabalhar cedo, infelizmente =(

    Bjos
    http://mae-a-bordo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são moderados para evitar a fadiga, mas não se acanhe e comente ou me sentirei falando sozinha.

Postagens mais visitadas deste blog

A perda gestacional existe...e tem rosto.

Epifanias

Sapos e Princesas